Neste sábado (23), a deputada federal, Carla Zambelli (PSL-SP), defendeu a Ministra Damares Alves nas redes sociais após insinuação da jornalista Vera Magalhães contra a ministra.
Vera Magalhães havia publicado um trecho do reunião ministerial com Bolsonaro, onde a então Ministra, fez uso da palavra em defesa dos direitos humanos da população brasileira, diante das atitudes extremas de prefeitos e governadores.
Na fala, Damares Alves disse que “vamos pedir inclusive a prisão de governadores e prefeitos“.
Sobre esta fala, Vera Magalhães fez o seguinte comentário no twitter:
“Damares, acusando esses mandatários de violarem direitos humanos. Isso tudo com base em um monte de fake news que ela vai elencando”.
Em resposta a essa publicação, Carla Zambelli rebateu o tweet da jornalista escrevendo que:
“Vc se faz de sonsa ou não ouviu direito o que ela disse? Que tal vir conhecer o canal de recepção das denúncias e começar a fazer um jornalismo sério? Você é quem planta matérias falsas e sem credibilidade”.
A própria Ministra Damares também se defendeu das acusações de fake news da Vera, no twitter ela relembrou que o Disk 100 já recebeu mais de 5.000 denúncias, tais denúncias ligadas ao abuso de autoridade na pandemia, confira o tweet:
Baseada em mais de 5 mil denúncias registradas no Disque 100. Tá registrado no vídeo. Um pouco de apuração jornalística faz bem. pic.twitter.com/NBaJRlzTOP
— Damares Alves (@DamaresAlves) May 23, 2020
Embora, cada pessoa possua seu viés ideológico é inegável que alguns prefeitos e governadores passaram do limites, em nome do “combate à pandemia”.
Antes de acusar de fake news, é preciso ter provas concretas, caso contrário o propagador de fake news será o próprio acusador(a).