O Presidente dos EUA assinou nesta quinta-feira (28) uma ordem executiva que redefine as leis de proteção legal norte-americanas aplicadas às redes sociais, de acordo com informações da Fox News.
Na prática isso significa que redes sociais como Facebook e Twitter poderão ser penalizadas se for comprovado que houve algum bloqueio de forma indevida que possa ser considerado como censura.
O medida do Presidente Trump vem após dois dias em que o Twitter rotulou 2 de seus tweets (nome dado a mensagem nesta rede) como sendo enganosos.
Entretanto, foi constatado que os tweets não eram enganosos. Em meio a uma corrida eleitoral, Donald Trump acusa essas plataformas de mídia social de tentar “abafar” a voz conservadora americana, segundo a BBC News.
Tal medida caso seja comprovada pode ser considerada como interferência nas eleições americanas.
Aqui no Brasil, o ministro do STF, Alexandres de Moraes determinou na última quarta-feira mandados de busca e apreensão pela PF nas residências de alguns jornalistas, youtubers e políticos conservadores.
A medida foi vista por algumas pessoas como uma forma de intimidar ou tentar censurar apoiadores do governo Bolsonaro que são declaradamente de direita.
O inquérito 4781, foi usado para acusar estes grupos de propagar fake news e discursos de ódio, mas até o momento nada foi confirmado.