Na última segunda-feira (25), no programa Conexão Repórter o jornalista Roberto Cabrini mostrou a realidade da pandemia causada pelo novo Coronavírus estado do Amapá.
Segundo a reportagem, em um hospital da cidade Macapá funcionárias relatam que desde do início da pandemia infelizmente cerca de 15 companheiros de trabalho vieram a óbito, entre eles técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.
Além disso, outro funcionário fala a respeito da falta de Equipamentos de proteção individual Epis para os profissionais que estão na linha de frente no combate ao novo Coronavírus. Assim, para os servidores realizarem seu trabalho com proteção eles compram esses equipamentos do seus salários.
No hospital visitado, foi identificado a falta de medicamentos, de leitos e de respiradores. E ainda, pacientes diagnosticados com a Covid-19 com seus respectivos acompanhantes estão no mesmo espaço com pacientes que não foram acometidos pela doença.
Um enfermeiro relatou um fato sobre como os pacientes são medicados no hospital, falando que:
“O que nós orientamos é o acompanhante providenciar de forma particular essa medicação, porque não tem no hospital”.
Além disso, o enfermeiro relata que centenas de vidas poderiam ser salvas se houvesse medicação para os pacientes acometidos pela Covid-19, bem como para os pacientes com outras doenças.
Já uma técnica de enfermagem informou que compra medicamentos e que médicos pagam exames para os pacientes com baixas condições financeiras.
Confira na íntegra a reportagem do programa Conexão Repórter no estado do Amapá.